A ESCOLA NO TERCEIRO MILÊNIO
O conhecimento científico de diversas áreas, nesse contexto histórico do terceiro milênio, se manifesta em um único objeto usado em diversas relações sócio-economicas-culturais ao mesmo tempo e em diversos espaços geográficos ao mesmo tempo. Como a escola deve se comportar diante dessa situação?
A princípio essa afirmação pode parecer confusa, mas se pensarmos em uma simples folha de papel que utilizamos diariamente, de imediato percebemos duas áreas a econômica e a ecológica, hoje não se compra papel como antes, optamos pelo produzido: por papel reciclado, ou pelo papel produzido por meio do manejo sustentável, ou produzido por madeira reciclado, ou ainda pelo manejo comercial. Várias são as informações necessárias, além do preço, para se comprar um simples papel.
Esse exemplo esclarece bem as necessidades sócias que são impostas à escola no terceiro milênio, diante disso entendo que a escola não é mais a detentora do saber, pois o conhecimento percorre todos os espaços sociais. Assim, conforme entendo como o professor Ladislau nos ensinou, precisamos reordenar nossos currículos para podermos conseguir articular os conhecimentos existentes nos mais variados espaços sócios.
Nesse sentido, acredito que a escola deve utilizar das novas tecnologias existentes para conseguir realizar essa articulação. Para tanto ela pode desenvolver projetos de estudos e ensino multidisciplinar que possibilitem a produção de conhecimento o estreitamento entre teoria e prática.
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