LUCIENE BARBOSA DE OLIVEIRA
NOVEMBRO 2009
Título:
A Arte de Ser Feliz
Problemática:
Nos últimos anos intensificaram-se os estudos que propõem uma modificação na forma de compreender o processo de aprendizagem. Nessa sociedade de informação instantânea, a Educação que é uma das áreas que está sendo consideravelmente atingida por essa onda tecnológica, precisa encontrar um elemento norteador que desperte nos adolescentes o interesse pela leitura e escrita, não só como ferramentas essenciais para o mundo globalizado, mas como elementos para construção de uma sociedade mais justa.
Desde o princípio da humanidade, o homem se utilizou de meios e objetos para estabelecer uma comunicação com outros povos, auxiliando-o na sobrevivência. E nessa contemporaneidade de milênios em que vivemos, os objetos foram sendo substituídos por outros mais modernos. A partir disso, surgiu uma nova era: a “tecnológica”, e com ela, vieram novas descobertas, que afetaram profundamente o conhecimento, os costumes, as práticas cotidianas do homem e seu meio.
Essas transformações serviram de apoio a todas as civilizações e trouxe inúmeros benefícios para o homem, entre eles, tornar o trabalho mais fácil e mais produtivo, mas também criou um grande problema: a racionalidade exagerada.
Nunca na história da humanidade o homem foi tão racional. A necessidade globalizada de se ganhar tempo em todas as ações em virtude de uma produção excludente a favor do capital, faz com que valores como solidariedade e compreensão fiquem relegados a segundo plano.
O modelo de escrita dinamizada dos sites de relacionamentos desenvolve nos adolescentes hábitos de escrita não condizentes com o que exigido no mercado de trabalho. Quanto a leitura a situação é mais complicada, uma vez que os alunos decodificam mas não lêem, conforme os dados oficiais do Mec. Como mudar isso?
Esse processo não é diferente com os alunos da 8ª série da Escola Municipal Agrovila Central, atrelado a essa questão percebeu-se que os alunos dividiram-se em grupos e pequenos conflitos começaram a surgir porque os alunos que não tem acesso a Internet não conseguirem entender a linguagem utilizada pelo grupo minoritário que tem acesso a rede.
Assim, o projeto A Arte de Ser Feliz vem como perspectiva metodológica para oportunizar aos alunos momentos de leituras e escritas que possam desperta-los para reflexão de suas ações e assim resgatar valores que contribuam para a convivência harmônica das diferenças e superação das dificuldades de leitura e escrita.
Fundamentação teórica:
O desenvolvimento de uma sociedade depende fundamental do ato comunicativo desenvolvido em seu meio. Nesse sentido conquistar a autonomia de expressão quer escrita quer oral é essencial para os sujeitos nela transitam e automaticamente o sucesso dessa sociedade.
Assim, escolheu-se como referencial teórico para o desenvolvimento de deste projeto os estudiosos: Irandré Antunes, Maria Costa Val, Sírio Possentin e Paulo Freire, por acreditar que esses estudiosos proporcionam métodos para se trabalhar a Língua Portuguesa como instrumento libertação e harmonia.
Objetivo Geral:
Proporcionar aos educandos momentos de leituras e escritas que possam desperta-los para reflexão de suas ações e assim resgatar valores que contribuam para a convivência harmônica das diferenças e superação das dificuldades de leitura e escrita.
Objetivos Específicos Para Língua Portuguesa:
- Reconhecer e Produzir a Tipologia Narrativa e os gêneros: Fábula, Parábola, Crônica, Conto, Paródia.
- Reconhecer e Produzir o Texto Poético e perceber a poesia contida nos poemas bem como as ideologias contidas no “eu-lírico”.
- Reconhecer e Produzir o texto Publicitário e seus desdobramentos entre a linguagem verbal e não verbal.
- Reconhecer e Produzir o texto dissertativo e perceber a ideologia contida nos textos.
- Perceber e Utilizar os mecanismos de coerência textual bem como os elementos de coesão textual.
- Superar dificuldades: ortográficas, de leituras e de produções textuais.
- Reconhecer o texto (oral e escrito) como elemento principal da comunicação.
- Iniciar a construção do discurso competente tanto oral quanto escrito.
Metodologia:
Para atender as necessidades dos objetivos específicos os conteúdos trabalhados serão organizados em bimestres.
1º Bimestre
Apresentação da Tipologia narrativa: a estrutura, seus personagens e elementos.
Apresentação dos Gêneros: Fábula e Parábola.
Leitura, Produção e interpretação de Textos verbais e não verbais.
Concordâncias Nominais na construção da texitura (substantivos e adjetivos)
Produção e organização frasal e parágrafo
A construção da coerência semântica entre as linguagens verbais e não verbais.
Língua e cultura: o respeito ao regionalismo.
Textos utilizados: A arte de ser feliz – livro Português: Leitura, Produção e Gramática – Leila Lauar Sarmento.
Primeiro Contato – Nelson de Oliveira
A amizade é um campo sem fim – Moacyr Scliar
A parada da ilusão – João do rio
Um saco de risadas – Fernando Bonassi
Uma Fábula Moderna – Luís Fernando Veríssimo
Textos visuais utilizados: O despertar da Consciência – William Holman Hunt
A guerra do bem contra o mal – Angeli (Folha de São Paulo)
O jogo de boliche ante a estalagem – Jan Havicksz Steen
2º Bimestre
Apresentação da Tipologia narrativa: os personagens e suas características.
Apresentação dos Gêneros: Crônica e Conto.
Leitura, Produção e interpretação de Textos verbais e não verbais.
Concordâncias Nominais e Verbais na construção da texitura (substantivos e adjetivos – verbos e advérbios)
Pronome e colocação pronominal e o verbo (concordâncias)
Língua e cultura: os falares das tribos juvenis.
A crônica e o humor e o discurso direto.
A crônica introspectiva e o narrador personagem.
A crônica jornalística.
O conto e o discurso direto e indireto.
O conto e o narrador personagem.
O conto e o narrador observador.
A tipologia narrativa e as marcas textuais que permitem a localização do tempo histórico vivido na narrativa.
Textos utilizados: Amigos – Luís Fernando Verissímo.
Alternativas – Telma Guimarães e Júlio Emílio Braz
Os namorados da filha – Moacyr Scliar
Mãe é contradição – Walcyr Carrasco
Em defesa da língua – Walter Sebastião
O carteiro e o poeta – Antonio Skarmeta
A morcega – Walcyr Carrasco
Geração MSN – Rosana Rodini
A tribo que mais cresce entre nós – Zuenir Carlos Ventura.
Textos visuais utilizados: O despertar da Consciência – William Holman Hunt
A guerra do bem contra o mal – Angeli (Folha de São Paulo)
O jogo de boliche ante a estalagem – Jan Havicksz Steen
3º Bimestre
Apresentação do poema: estrutura e versificação.
Versos, Rimas e Estrofes
A poesia e o eu lírico
O poema lírico
O poema Épico
O poema narrativo
A música, o poema e a poesia
O poema, o eu lírico e a ideologia
As figuras de linguagem
A paródia
Leitura, Produção e interpretação de Textos verbais e não verbais.
Pronome e colocação pronominal e o verbo (concordâncias)
Língua e cultura: as gírias e a sociedade.
O poema e as marcas textuais que permitem a localização do tempo histórico vivido na poesia
O verbo e seus complementos
Textos utilizados: Cidadezinha – Carlos Drummond de Andrade.
Alma – Zélia Duncan
Pássaros – Cláudia Leite
Razões e Emoções – NX Zero
Amigo Fura Olho – Latino
Ecologia – Ulisses Tavares
Ouvir Estrelas – Manuel Bastos Tigre
Via Láctea XIII – Olavo Bilac
Uvi Strella – Juó Bananére
Poema de sete faces – Carlos Drummond de Andrade
Olá, mãe! – Carlos Queiroz Telles
Índios – Renato Russo
Porã – Antonio Carlos Hohlfeldt
Sexa – Luíz Fernando Veríssimo
4º Bimestre
Apresentação do texto dissertativo argumentativo e Publicitário
A frase, o período e as possibilidades de organização
Produção de parágrafos e percepção do tópico frasal
Colocação Pronominal
Termos essenciais da oração
O pronome de tratamento
Argumentação e Linguagem
A construção da argumentação
O planejamento, as estratégias e a organização textual
As estratégias de escrita e a ideologia
A revisão e a edição
Leitura, Produção e interpretação de Textos verbais e não verbais.
Textos utilizados: Educação de hoje adia fim da adolescência – Rosely Sayão.
Não compliquem o nosso idioma – Dad Squarisi
Palavras que encobrem a realidade – Thaís Nicoleti de Camargo
Pleonasmo: “vício” ou estilo?
A Geração Z – Leonardo Fuhrmann
Sobre pais e filhos – Lya Luft
O termômetro do mundo – Eduardo Geraque
A informação veste hoje o homem de amanhã – Carlos Eduardo Novaes
Em todos os bimestres iniciou-se a metodologia coletando dados junto aos alunos buscando perceber os conhecimentos prévios que estes possuíam. Utilizou-se de aulas expositivas, seminários, produções teatrais coreografia e vídeos.
Justificativa:
A inserção de novas práticas pedagógicas no ensino da Língua é uma bandeira defendida no mundo todo. O grande problema hoje é a dificuldade encontrada de transpor a norma culta da língua para as situações formais existentes no mundo globalizado. Seguindo nessa direção a escola enfrenta ainda a massificação da tecnologia de comunicação, que utiliza uma linguagem rápida e abreviada. Fato esse que acaba criando dois grandes problemas na Era Contemporânea: a dificuldade de compreensão do que se escreve e se lê e o isolamento, uma vez que a máquina impera. Assim, esse projeto busca desenvolver metodologias que oportunize o desenvolvimento e superação das dificuldades da comunicação, bem como a adequação da norma culta e às situações cotidianas.
Cronograma:
Apresentado na metodologia, Projeto desenvolvido no ano de 2009.
Equipe de Trabalho:
Professores: Luciene Barbosa Oliveira
Marcelo Cardoso Teixeira
Raquel Kmieck Silva
Avaliação:
O projeto ainda está em desenvolvimento, por esse motivo a avaliação será parcial. Os alunos estão bastantes criativos conforme pode ser comprovado com os trabalhos em anexo. Outro fato positivo é a socialização hoje praticamente não há conflitos em sala de aula.
Referências Bibliográficas:
Leila Lauar Sarmento – Leitura, Produção e Gramática
Quem me dera ser Feliz e Memória Inventadas – Júlio Emílio Braz
Memórias Inventadas Segunda Infância – Manoel de Barros
Violência e Paixão – Fernando Benassi,
Águas de Visitação – Silva Freire
Cordel – Patativa do Assaré
Histórias de imigrantes Adilson Miguel e Maria Viana
As Mais Belas Parábolas – Alexandre Rangel
Fascículos do Gestar de Língua Portuguesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário